domingo, 7 de agosto de 2011

O salto....

       Olá, amigos e amigas, professores e professoras que assim como eu estão na luta diária e "solitária" por uma educação mais humana, mais justa e igualitária...e "Viva" o grandioso mestre Paulo Freire.
       Venho compartilhar algo que para Prof. Kaline fora explendido, fico pensando para que conquistar a Lua, Marte, Vênus se há tanto a ser conquistado na sua rua, no seu bairro, sua cidade e principalmente, neste país tão lindo e cheio de riqueza e diversidade cultural.
      Não me alongarei no discurso que é simples e singelo, mas retrata o quanto nós educadores temos a conquistar dentro de nossas salas de aulas.
      Uma aluna da turma da EJA alfabetização que era bem resistente ao aprendizado ( falo isso com muita propriedade porque ontem na aula a Prof. Silvia (USP) mencionou o letramento e mecanismo do não aprender em três situações: a aprendizagem lenta, o analfabetismo funcional e o analfabestismo de resistência), esta aluna desde o início do ano vinha demonstrando uma resistência enorme em aprender, portanto o planejamento foi adaptado procurando ser pertinente aos interesses da aluna que era aprender a escrever o nome para poder casar.
     Dentre várias propostas de atividades desenvolvidas a partir do nome dos alunos, procuramos trabalhar individualmente esta vontade que a aluna demonstrava.
     O feito e algo que me deixou bastante emocionada, esta semana durante a aula  a aluna tirou dois RGs da bolsa e foi nos mostrar, tratava-se do antigo, com aquele carimbo "NÃO ALFABETIZADA" e o novo que ela acabara de tirar no Poupa Tempo (detalhe ela foi sozinha em busca do seu novo documento), a "nova cidadã" assinou o nome completo com letra cursiva bem "redondinha" e nos disse : "Tá vendo prô, é o meu novo RG, agora sou gente".
   Isso também mereceria a frase: "Um pequeno passo para o homem, um salto gigantesco para a humanidade". (Neil Armstrong),alguém se sentir pertencente a essa sociedade dura e discriminatória porque a partir de agora poderá dar "grandes saltos".
   E o casamento? Em breve...

Prof Kaline e Elenice

Um comentário:

  1. Elenice e Kaline,

    esse relato me deixou arrepiada de emoção. Que coisa bonita!!!!!!!!!!!!!! Parabéns pra vcs! E parabéns por publicar...

    Sabe aquela história de um outro aluno de vcs que confundia "Q" maiusculo com "a" manuscrito? Acho que cabe um escrito aqui sobre este episódio tão interessante...Fiquei com vontade de escrever sobre aquilo. Chamaria de "Garimpo pedagógico". Sim, porque só garimpando a gente consegue perceber onde estão as dificuldades de nossos alunos.
    Continuem garimpeiras da ação pedagógica para transformar em ouro reluzente o caminho para a apropriação do conhecimento.

    Beijos, Isabel

    ResponderExcluir